Sunday

bolo ganache






- 125 g de chocolate preto cortado aos pedaços
- 300 g de farinha sem fermento
- 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
- uma pitada de sal
- 125 g de manteiga sem sal, amolecida
- 400 g de açúcar amarelo claro e macio
- 4 ovos batidos
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 225 ml de natas
- 225 ml de água a ferver

Ganache:
- 225 ml de natas cremosas
- 25 g de manteiga sem sal
- 25 g de açúcar em pó
- 200 g de chocolate preto cortado em pedaços pequenos
- 1 colher (chá) de essência de café

Merengue de Creme de Manteiga com Chocolate:
- 275 g de chocolate preto, cortado aos pedaços
- 225 g de açúcar em pó
- 5 claras de ovo
- uma pitada de sal
- 450 g de manteiga sem sal, amolecida e cortada aos pedaços


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque o chocolate que irá utilizar para o bolo num recipiente resistente ao calor em banho-maria. Mexa o chocolate até ficar bem derretido e liso. Deixe arrefecer um pouco. Numa tigela à parte, peneire a farinha juntamente com o bicarbonato de sódio e o sal. Misture a manteiga e o açúcar até obter uma mistura bem cremosa. Adicione gradualmente os ovos batidos, mexendo bem entre cada adição, e raspando os lados da taça de vez em quando com uma espátula. Junte a baunilha e o chocolate derretido e continue a bater. Adicione cerca de um terço dos ingredientes previamente peneirados e de seguida junte metade das natas ácidas. Repita mais uma vez e junte o restante terço dos ingredientes peneirados. Junte a água a ferver e bata bem certificando-se de que a mistura fica bem ligada. Verta esta mistura de modo uniforme na forma de bolos previamente preparadas e leve ao forno, a meia altura, durante 30-35 minutos ou introduza um palito no meio do bolo e, ao retirar, este deverá sair limpo e seco.
Deixe arrefecer nas formas durante 5 a 10 minutos.
Para preparar o ganache de chocolate, coloque as natas, a manteiga e o açúcar numa pequena caçarola e leve ao lume até começar a ferver. Deite sobre o chocolate cortado e deixe derreter durante aproximadamente 5 minutos. Junte a essência de café, misture até ficar homogéneo e reserve.

Para preparar o merengue de creme de manteiga com chocolate, derreta o chocolate num recipiente em banho-maria. Leve o açúcar, as claras e o sal ao lume em banho-maria. Bata com o batedor de varas até atingir, pelo menos, os 60ºC no termómetro de açúcar. Verta para a taça da batedeira. Bata até o merengue formar picos firmes e brilhantes. Vá adicionando gradualmente a manteiga, batendo bem entre cada adição. Junte o chocolate derretido e cubra o recipiente até estar pronto a ser usado.

Corte o bolo em tres, nas camadas interiores põe a ganache , põe a camada superior do bolo, leva ao frigorifico uns 30 mint, depois cobre com merengue , leva de novo ao frigorifico e aplica os maltesers.


No comments: