Thursday

Mini-Pavlovas com Natas e Morangos Balsâmicos





source





Ingredientes para 8 pavlovas individuais:

Para as pavlovas:
8 claras de ovo
400g de açúcar
4 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
4 colheres de chá de vinagre de vinho branco

Para as natas:
200g ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar em pó

Para os morangos balsâmicos:
250g de morangos + 100g de mirtilos
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico.
4 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Ligue o forno r regule-o para 150ºC.
Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira elétrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes (Se não atingiu este ponto, nem vale a pena colocar a mistura no forno...)
Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe oito círculos com 12cm de diâmetro. Divida as claras dentro desses círculos e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro dos circulos e direitinhas, como se de um bolo se tratasse.
Coloque as pavlovas no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar durante 1h20 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-as arrefecer completamente lá dentro antes de retirar. (Vai ver como ficam crocantes por fora e molinhas e macias por dentro!)
Entretanto prepare os morangos e mirtilos balsâmicos. Lave bem os frutos e corte os morangos ao meio ou em quartos conforme o tamanho, colocando-os numa taça. Acrescente depois o vinagre e o açúcar e deixe-os a marinar algumas horas. Vai-se então formando uma calda juntamente com os sucos da fruta.
Mesmo antes de servir as pavlovas, bata as natas com o açúcar até ficarem em chantilly.
Sobre cada pavlova coloque um pouco de natas batidas e termine com os morangos e mirtilos balsâmicos assim como um pouco da calda formada.
Sirva de imediato.

No comments: