Sunday

Arroz com legumes ao vapor





Rendimento: 8 porções de 215 g
Tempo de preparo: 35 minutos (mais 15 minutos de cozimento)

Ingredientes

1 cenoura média em cubos pequenos . 145 g
150 g de vagem média em rodelas
150 g de brócolis limpo e picado
2 xícaras (chá) de arroz polido lavado e escorrido . 400 g
800 ml de caldo de legumes caseiro e sem sal
1 cebola média em pedaços pequenos . 150 g
2 dentes de alho sem casca amassados . 8 g
4 colheres (sopa) de óleo . 40 g
150 g de ervilha congelada
1 colher (chá) de sal . 2,5 g

Modo de Fazer

  1. Coloque a cenoura, a vagem e os brócolis na parte superior de uma panela própria para cozimento a vapor. Encaixe na parte de baixo da panela (com a água já fervente). Cozinhe por 10 minutos ou até os legumes ficarem al dente. Retire do fogo e tire a parte de cima da panela (para os legumes não continuarem a cozinhar). Reserve.
  2. Despeje em uma panela o caldo de legumes e leve para ferver.
  3. Disponha em uma panela o óleo, a cebola e o alho. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos ou até a cebola ficar macia. Junte o arroz e refogue, mexendo sem parar, por 4 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e um pouco unidos.
  4. Despeje o caldo de legumes fervente e o sal. Misture e tampe parcialmente a panela. Abaixe o fogo. Cozinhe por mais 15 minutos ou até o arroz ficaral dente. No final do cozimento incorpore os legumes e a ervilha. Mexa com cuidado com um garfo. Retire do fogo e sirva em seguida.

Valor nutricional por porção

340 kcalorias; 60 g de carboidratos; 8,5 g de proteínas; 7,5 g de gorduras totais (1,5 g de saturada, 3 g de monoinsaturada e 3 g de poli-insaturada); 1 mg de colesterol; 5 g de fibras; 4 mg de ferro; 70 mg de cálcio



No comments: